TEMA: A RECICLAGEM DO LIXO
- Desenvolver
a atitude de colaboração
- Valorizar
o meio ambiente
- Realizar
ações que promovam a separação do lixo.
- Socializar
os alunos em equipe
- Envolver
os pais e a comunidade a participarem das ações a ser desenvolvidas.
TEMPO PREVISTO: 45 dias
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS.
CIÊNCIAS: A reciclagem do lixo
Tipos de lixo orgânico e reciclável
Documentário Leitura
Individual e coletiva, produção
Texto, Pesquisa de Opinião.
Anúncio, propaganda, receita interpretação do gráfico, convites
ARTES:
Desenhos, panfletos, convites e jogos.
1ª Etapa: Oração Pai-nosso
2ª Etapa: A professora e alunos sentar todos
3ª Etapa: Aceitar as opiniões de cada colegas e ouvir e respeitando as colocações de cada alunos.
4ª Etapa: Estudo de texto informativo leitura do texto documentário coletivo
5ª Etapa: Grifar no texto as palavras desconhecidas e procurar o significado no dicionário.
6ª Etapa: Interpretação de textos orais.
7ª Etapa: Produção de texto coletivo em dupla.
8ª Etapa: Correção do texto produzido
9ª Etapa: Formar grupos com 04 elementos
Grupo A: Produzir um anúncio poético.
Grupo B: Confeccionar panfletos com mensagem educativa para a sociedade.
Grupo C: Construir uma propaganda envolvendo o lixo:
Grupo D: Confeccionar convites
Grupo E: Fazer um acróstico com o tema reciclagem do lixo.
10ª Etapa: Formular questionário (professor e alunos) para entrevistar a comunidade.
11ª Etapa: Entregar o questionário para cada aluno, para estarem entrevistando cada moradores local. Assim que terminar a entrevista passar o convite para cada um convidando para a nossa culminância.
12ª Etapa: Providências os cestos para estarem recebendo cada tipo de lixo.
13ª Etapa: Construir galpão no reconto da escola com segurança para estar recebendo o lixo.
14ª Etapa: Providenciar equipamentos calçados e luvas.
15ª Etapa: Praticar ações de coletar o lixo que estão em volta da escola e pedir para os alunos e os pais de cada casa que doem e faça a coleta seletiva do lixo de sua propriedade dando para a escola.
16ª Etapa: O responsável irá comercializar o lixo para uma cooperativa
17ª Etapa: Dinheiro arrecadado comprar equipamentos que estão faltando. Ex: som, televisor e computador.
CULMINÂNCIA
Exposição de Painel com todas as atividades realizadas para o publico local e a distribuição dos panfletos com mensagens educativas.
AVALIAÇÃO
Avaliar o aluno de acordo com o desempenho, participação e a colaboração. Aceitar as críticas e as criticas construtivas. Avaliar se o projeto alcançou os objetivos propostos. ATIVIDADES ANEXAS
GRUPO E
PReservando a natureza;
AlEgrando
Cuidando dela com muito carinho;
VIdas diversificadas;Cuidando dela com muito carinho;
Criando e recriando sementes
Reciclar é preciso
A preservação depende de nós
Gente cooperando e participando;
Esperança de um dia respirar o ar puro
Mudanças e transformações
Dramatizar de tudo, o que a natureza nos oferecem
Orgulhar-se pelas paisagens belas
Liderança
Igualdade
eXibir as manifestações, e a
cOoperação de todos daqueles que fizer um ambiente saudável.
O QUE É FEITO COM O LIXO
Nas cidades, a coleta, de lixo é realizada por vários profissionais que o colocam em caminhos apropriados.
Depois de recolhido, o lixo e levado para locais em que pode ser enterrado e comprimido com tratores. Uma parte do lixo pode ser queimado.
Muitos materiais que jogamos no lixo podem ser reciclados.
Antes, porém, é preciso coletar e separar esses materiais. Muitas cidades já têm recipientes apropriados para que a população, coloque separadamente os diferentes tipos de material.
Esses materiais podem ser usados por fábricas na produção de novos materiais.
Esse processo é conhecido por reciclagem de lixo. São revistas, jornais, vidros, plásticos, latas que podem ser separados e reciclados. Assim, evitamos o desperdício desses materiais e preservamos a natureza. Quando fazemos a reciclagem de
A reutilização de material também ajuda na preservação da natureza. Por exemplo, sacos plásticos podem ser usados para embalar lixo. Pedaços de papel, podem ser usados para anotações e algumas embalagens plásticas podem servir como casos de plantas.
ROTEIRO DA ENTREVISTA
(Pesquisa de Opinião)
ESCOLA: _______________________________________________________
ESCOLA: _______________________________________________________
TEMA: A Reciclagem do Lixo
ENTREVISTADOR:___________________________
ENTREVISTADO:_____________________________ IDADE:__________
DATA: ____/____/____
c) O lixo de sua casa é reciclado, sendo que você separa todos os tipos de lixo, ou é jogado nos lixões a céu aberto?
d) Na sua cidade há alguém que é responsável de está reciclando o lixo fazendo a limpeza?
e) O lixo hoje passou a ser um meio de sobrevivência para muitas pessoas o que você acha disso?
f) No lugar onde você mora existem caminheiros?
g) Você considera importante o trabalho dos catadores de lixo reciclável?
h) Eles auxiliam a comunidade da importância de reciclar o lixo?
i) A comunidade pode estar auxiliando o trabalho dessas pessoas? Em quê?
j) Você acha que o homem está preservando o ambiente em que vive?
k) o lixo mal acondicionado significa poluição ambiental?
l) Você concorda mesmo queimando o lixo domicilio estamos prevenindo contra doenças?
m) É necessário que, as pessoas que estão reciclando o lixo que fazem o uso de equipamentos de segurança?
n) Todo o lixo produzido pelo homem pode ser aproveitado?
o) reciclando o lixo estamos preservando a natureza? em que?
p) Você considera importante a coleta e o destino dado a lixo? Porque?
q) você concorda mesmo queimando o lixo domicilio estamos prevenindo o meio ambiente?
r) Você já teve um dia de curiosidade de ir visitar o lixão?
Recolhido pela prefeitura e jogado ao
céu aberto?_______________________
Recolhido pelos moradores e colocado
em aterros sanitários?______________
Jogado pelos moradores em terrenos
abandonados?_____________________
Queimados pelos próprios moradores_________________________________
Enterrado pelos próprios moradores__________________________________
Jogado nos
rios__________________________________________________
PROCURA-SE
Procura-se limpo e vivo, um ambiente natural. Sem
sujeiras do homem que antes sem a poluição!
Puxa vida! Hoje já não é como antes, é uma devastação!
Mas o homem para a sua ganância chegou para arrasar e
poluir de tudo um pouco, solo, vegetais e animais.
Chega! Hora
de acabar
Preserve o que é belo a natureza.
Será que alguém vai conscientizar e fazer a sua parte?
PROPAGANDA
Novidade na escola!
Será ofertado hoje, às 14 h, na escola:
Novidade na escola!
Será ofertado hoje, às 14 h, na escola:
04 cestos de lixo: de 200 grs.
Cada 01 de vidro, 01 de metal
01 de plástico. 01 de papel
Os quatros (04) estão na promoção de R$ 15,00 cada;
Que antes era por R$ 50,00 cada.
Vamos Todos Preservarmos a Natureza!
Autor - Aristóteles
Cada 01 de vidro, 01 de metal
01 de plástico. 01 de papel
Os quatros (04) estão na promoção de R$ 15,00 cada;
Obs.: aquele que se interessar em levar os quatro ganhará um brinde extra:
01 kit da Natura.
Vamos Todos Preservarmos a Natureza!
Ela Precisa de Nós e Nós Precisamos Dela!
SE NÃO CUIDARMOS DAQUI ALGUM TEMPO ,OU SEJA LOGO, LOGO ESTÁRÁ ASSIM SEM VIDA....QUEM TEM CONSCIÊNCIA NÃO QUER VE-LA ASSIM.SE CUIDE BRASIL.
"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." Autor - Aristóteles
Quando a última árvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come
.
Autor:desconhecido
Autor:desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário