quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PROJETO :O MEU BAIRRO

ESCOLA  MUNICIPAL

ALUNO (A):

SÉRIE: 4º ANO

DATA:

PROFESSORA: Andréia Oliveira da Silva

DISCIPLINA: Geografia

 
TEMA: O Bairro

 
CONTEÚDOS

  • O lugar onde você vive
  • Texto “A cidade muda”
  • Os bairros têm história
  • As características do Bairro

OBJETIVOS
.  Dar oportunidades do aluno a conhecer o seu bairro.
  • Analisar e refletir sobre os problemas de seu bairro e as transformações que ocorreu na passagem local.
  • Saber que a cidade é dividida em bairros e que cada bairro tem seu nome próprio.

 RECURSOS DIDÁTICOS

 

Cola, tesoura, cartolina, lápis, borracha, caderno e livros.

 RECURSO HUMANO

 
Alunos e a professora.

METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO)
      Oração Pai – nosso
  • Roda de conserva sobre o tema
  • Observar um desenho de um quarteirão representar e identificar as características, o ambiente, textos informativos (leitura oral e coletiva)
  • Realizar um passeio no bairro da escola.
  • Pedir os alunos que observam e registram as características como:

 -        Tipos de construções, se são antigas ou novas.

-        Os materiais utilizados nas construções se existem apenas residências, se existem estabelecimentos comerciais e de que tipo são: (farmácia, loja, padaria etc.)

-        Se existem bancos de jornal, pontos de ônibus telefones públicos, postos de saúde, se existem espaços de lazer (praças) parques, espaços culturais (biblioteca, casa de cultura).

-        As características das ruas, asfaltadas, canteiros fluxo de veículos é intenso.

-        Quantos aos moradores das imediações da escola:

-        Se conhecem os moradores, se eles trabalham no bairro em que atividades trabalham

-        Os meios de transporte mais utilizados no dia-a-dia etc.

  • Ao retornar para sala
-        Observar o que foi registrado no percurso do passeio. Ao sair dá o que observaram primeiro.
-        Classificação e a quantidade das construções (residências, estabelecimento comerciais etc.
Organizar uma tabela
-        Utilizar símbolos para representar os tipos de construções observadas cores, figuras geométricas e construir legenda.
Solicitar que descrevam o que existem ao redor da escola.
-        No lado direto
-        No lado esquerdo
-        Em frente e nos fundos da escola
Mapa do município
-        Localizar o bairro da escola
-        Localizar o bairro em que mora
       Construir uma maquete (do bairro observado)
  • Pesquisa de opiniões (entrevista) com os moradores do bairro. (anexos)
  • Elaborar convites para a exposição
  • Elaborar cartões de agradecimento a visita
  • Questionário (anexos)
AVALIAÇÃO

§  Exposição mural com todas as atividades trabalhadas.

§  Aceitar as opiniões críticas e construtivas dos visitantes quanto à qualidade da exposição
ATIVIDADES (ANEXOS)

ROTEIRO DA ENTREVISTA / PESQUISA DE OPINIÃO

 ESCOLA: _________________________________________________________

TEMA: O Bairro

ENTREVISTADOR: _________________________________________________

ENTREVISTADO: __________________________________________________

IDADE: _______

DATA: ____/____/____

 QUESTIONÁRIO

1. Entrevistar sua família pai ou mãe. Depois um morador do seu bairro para descobrir várias curiosidades sobre o bairro:

 a)    Como se chama o seu bairro?

b)    Você sabe por que o seu bairro possui: esse nome?

c)    O seu bairro sempre foi com ele é hoje?

d)    Quando chegaram os primeiros moradores?

e)    Porque ele recebeu nosso nome?

f)     De que a pessoa entrevistada mais gosta no bairro?

g)    Quais as principais modificações que acontecem no seu bairro?

h)   Como você imagina seu bairro em seu futuro?

i)     No bairro onde você mora, predominam residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias?

j)      Em seu município existe um local chamado centro?

k)    Você conhece o centro de sua cidade?

l)     Você costuma ir ao centro com freqüência? Por que

m)  O centro é um local que concentra mais lojas, bancos, escritórios, fábricas ou residências.

n)   Como é o movimento de pessoas, de veículos e de animais no centro de uma cidade?

o)    Quantas vezes por semana você vai ao centro?

p)    Para que você vai ao centro?

 

02. O centro fica longe do bairro onde você mora?


(lugar onde moro)
 
Venha participar conosco!
CULMINÂNCIA IMPERDÍVEL
 
SERÁ NO DIA: _____________________
HORÁRIO: ____________________________
LOCAL: E M. ____________________________________________________
Conto-lhe com a sua participação!

 

 

 
CARTÃO DE AGRADECIMENTO
 
Que bom! Que você veio a compartilhar conosco,
que valorize o nosso evento.
 
Obrigado pela sua presença estamos
satisfeitos com a sua presença.
 
Volte sempre!
ABRAÇOS
 
Data___\ __\__
 
ALUNOS, PROFESSORA, COMUNIDADE E A ESCOLA

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