segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CIENCIA NA PRATICA "OFICINA EXPERIMENTAL"


1.      TÍTULO DO PROJETO: CIÊNCIA  NA  PRATICA   

                                 OFICINA   EXPERIMENTAL”            

2.NOME DA ENTIDADE:ESCOLA MUNICIPAL “COMUNIDADE  NOVO BURITIZEIRO

3.COORDENADOR (A) DO PROJETO:ANDREIA

2.JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho é uma soma de conteúdos que foram aplicados ,explorados no decorrer do ano letivo de 2013 com muito afinco .Que este promove  um dia diferente de exposição  feira de ciência  abordando temas   cientifica  ao ar livre no pátio  da escola. Com o  proposito
  de aproximar os estudos científicos baseados nos conteúdos  que estão inseridos dentro da   proposta   matriz curricular do ensino de 5ºano  ..Os  conteúdos  científicos 
com as orientações da professora regente, os discentes  mesmos possam  transformar e conhecer o seu mundo  e que tenham prazer de  praticar , manusear  e de  vivenciar bem  de perto os fatos  da realidade  e com a construção elementos  da ficção demostrando as habilidades de que são capazes solucionar suas indagações com  resoluções de  atividades experimentais e ate mesmos os ouvintes da plateia.  As explanações transmitem a forma correta de  usar os materiais  concretos e substancias químicas com a exposição que venham a beneficiar e ampliar ainda mais o conhecimento em si .Propiciando  nos educandos as  competências de leitura  interpretação ordenação e os procedimentos metodológicos de como fazer,  argumentação critica ,resolução de problemas ,organização e se adaptando materiais de acordo com o mundo que vive e conclusão das atividades proposta, utilizando diferentes fontes de informações e diferentes formas de registro  promovendo interação social entre eles e  se responsabilizando  e manifestando os seu anseios,   curiosidades , imaginações  e suas fantasias desfrutando de uma maneira criativa. Em sala de aula concretizo novas abordagens de ensino e aprendizagem inserindo recursos tecnológicos e aplicação de conteúdos de uma maneira  prazerosa em  que todos participam ativamente e efetivamente para o processo  da  construção do conhecimento. Sabendo se que  , o professor não é o único detentor do conhecimento, assume  o papel de professor problematizador,    instigador,  mobilizador , motivador e além de tudo é humanizador. Dando ênfase a abertura de novos obstáculos   que cative os alunos  a desenvolver  as suas inteligências   múltiplas  que são visível e invisível que são capazes de realizar as tarefas, tarefas que  são administradas de acordo com o nível de aprendizagem .
 Faço a colocação  de uma metáfora  da condição humana .A Aguia e a Galinha de Leonardo Boff"no geral não podemos ser comparada como uma galinha  e se  como uma  aguia Pois o instinto da galinha  é sempre ciscar para trás e ser  mantida em um cativeiro não ser idealista e que pertence a terra.. A águia é naturalista pois a mesma tem a liberdade de  abrir as suas    e voar  para o infinito e  voar  para o alto entre as montanhas e o  céu. Que nos educadores devemos caminhar por esse lado, deixar que os nossos alunos sejam águia. O ser humano ser um grande IDEALISADOR   nunca deixar de ser uma águia estender as asas as imaginações e concretizar- lós e ganhar as alturas enfrentando as barreiras e vence-las ,voar e sonhar alto .Cada individuo podemos transformar sim em um águia pois temos recursos metodológico que a pedagogia inovadora  nos oferece .Porque o processo da aprendizagem ela se dá continuo em sala.  A experimentação oferece os discentes a oportunidade de vivenciar o processo de investigação cientifica ,que auxilia na compreensão de conceitos básicos, conceitos básicos de acordo com o nível de progressão fatores. Com  a promoção do projeto a aula é  explanatório seminário  de forma lúdica  em que todos participam ,levantando suas hipóteses, suas expectativas de resultados positivos  ,observando, apreciando as diversas experiências, fazendo acompanhamento dos procedimentos a sequenciação para a execução. Dando a eles a coragem de compartilharem seus conhecimentos  sem medo de arriscar de manusear os materiais.   oportuniza a eles   discutirem mudanças no roteiro do experimento das atividades que elas podem ser adaptadas podendo sofrerem alterações.   O importante que os familiares também participam ajudando os seus filhos a executarem as tarefas dando sugestões e colaborando na compra de alguns materiais. Sendo que a maior parte da  realização da experiências são feitas com matérias que podem ser reciclados colaborando com o meio   ambiente  saudável. Segundo o Guia de Ciências PNLD  2010 :

                                            A pesquisa propicia situações, tanto coletivas como individuais, para

     observações, questionamentos, formulação de hipóteses,

experimentação, análise e registro, estabelecendo um rico processo de

troca entre professores e alunos com vista a gerar novas indagações. A

educação em ciências passa, então, a ser empolgante, dinâmica e

estimulante, permitindo ao aluno explorar, conhecer e transformar seu

mundo. Torna-se um processo em que sempre há espaço para

atividades lúdicas. É esse o conceito de ensino de Ciências que se

espera ser trabalhado no livro didático: ensinar ciências fazendo

Ciência (BRASIL, 2009, p. 8)

 

Segundo BORGES, por sua vez, acredita que as atividades práticas são

imprescindíveis para um bom ensino de Ciências, pois permitem aos alunos vivenciar

uma experiência,  de ensaiar, conhecer, avaliar, buscar soluções para os problemas,

compreender um conceito. Ainda ressalva que:

[...] através da experimentação, a criança não apenas adquire

conhecimentos, mas também habilidades e atitudes, desenvolvendo sua

capacidade de pensar e agir racionalmente. Mas a experimentação seria

empobrecida se ficasse restrita à execução de “receitas”, perdendo o caráter de        

desafios a serem solucionados (BORGES, 1998, p.18).

 No entanto, Carvalho e colaboradores (2005)ressaltam que não basta reunir os alunos e esperar que todos esses eventos ocorram naturalmente. É necessário planejar as atividades em grupo e observar seu andamento durante a aula; é importante que o professor discuta previamente as regras de convivência, a necessidade de respeitar as opiniões do colega e de garantir que todos tenham
participação na execução do experimento.
De fato, ao montar sistemas experimentais, mesmo os mais simples, manipular os materiais empregados nos experimentos, ou eventualmente operarem equipamentos, os alunos aprimoram
múltiplos saberes procedimentais, o que, segundo alguns pesquisadores, é fundamental
para sua formação, especialmente na sociedade atual, cada vez mais cercada pela ciência e tecnologia (GASPAR, 2003).
A experimentação faz parte da vida, na escola ou no cotidiano de todos nós. Então dei a oportunidade dos meus alunos demonstrarem que eles são capazes de executar e colocar em praticas tudo os que eles vivenciaram nos conteúdos  da disciplina de ciências e pra eles sentirem que prazeroso fundamentar e resolver quaisquer problemas.
 Ressalvo ainda que :

Essas atividades oportunizadas pelo professor e realizadas pelos alunos têm como objetivo ir além da observação direta das evidências e da manipulação dos materiais de laboratórios: devem oferecer condições para que os alunos possam levantar e testar suas ideias e/ou suposições sobre os fenômenos científicos a que são expostos. (Freitas; Zanon, 2007, p. 94)
Concluo que as atividades experimentais elas não podem ser restritas a ser realizadas somente em laboratórios ,cabe o professor preparar o ambiente onde deverá ser executadas podendo ser no espaço da sala e no pátio da escolar ,onde as mesmas foram concluídas no pátio escolar. Sendo que houve a participação de toda a comunidade escolar.


3. OBJETIVOS
3.1.OBJETIVO GERAL
*Pretende –se despertar e instigar o interesse e criatividade dos discentes sobre os assuntos abordados, levando-os a compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento dos trabalhos, valorizando e respeitando-se mutuamente motiva- lós a gostar da disciplina de ciências.
3.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:EXPRESSAR  AÇÕES:
*Desenvolver atitude de interesse , motivá-los a gostar da ciência e pelo ensino
*Desenvolver no aluno a reflexão, construção de ideias, conhecimento de procedimentos e atitudes *Construir, conhecer  técnicas , simular  e identificar as principais transformações  pelas os materiais do  ambiente que passam  por reações química que esses agentes da natureza provocam no ambiente
*Levar as equipes a refletirem sobre a importância  de  respeitar a construção do seu próprio conhecimento e as dos colegas
*Coletar os materiais necessários para o uso,  dando  ao aluno  a oportunidade para ampliar e aplicar seus  conhecimentos  seguindo as  orientações propostas para as realizações  das experiências.
*Incentivar e diversificar  estratégias de atuação com relação temas abordados em sala e a compreensão  a utilização de praticas  educativas inovadoras
*Propiciar discussões ao final fazer com eles preenchem questionários de avaliação expondo – se trocas, reflexões , buscas de detalhes e avaliar o momento

TEMPO ESTIMADO :15 dias
MÊS DE EXECUSSÃO :Novembro 

4:PÚBLICO BENEFICIADO:    *( turma  5º ano do ensino fundamental
4.1.QUANTAS PESSOAS RESPONSAVEIS?

    30 voluntários
4.2.PARA QUEM:
Exposição para o turno matutino; público de 8 a 14 anos.
4.3.QUAIS  AS CARACTERÍSTICAS DO PUBLICO ALVO  BENEFICIADO ?

A CLIENTELA CONSTITUI-SE DE FAIXA ETARIA DE 8 A 14 ANOS.COM NIVEL DE DESEMPENHO DE PROGRESSÃO INTERMEDIARIO E RECOMENDADO ,  RESPEITANDO OS NIVEIS DE CADA TURMA E DE CADA CRIANÇA.SABENDO  SE QUE CADA UMA DELAS TEM O POTENCIAL DE DESENVOLVER  SUAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS E ESPECÍFICAS PODENDO SER COMPARTILHADAS SOCIALMENTE  AMIGAVEL. OS ALUNOS SÃO DE  CLASSE SOCIAL BAIXA ,ALUNOS QUE SÃO FILHOS DE PAIS QUE SÃO TRABALHADORES BRAÇAIS DE BOA FRIA ,E DE  ALGUNS PAIS DESEMPREGADOS,APESAR QUE O DESEMPREGO NÃO DEIXA O INDIVIDUO LEVAR IMPLICAÇOES NAS CONDIÇOES  DE  VIDA DIGNA  E SAÚDAVEL DE SER RESPEITADAS E SER VALORIZADAS . MESMO COM O CARISMO E A SIMPATIA E A CARENCIA  DE AFETIVAÇÃO .A ESCOLA PROMOVE ESTUDOS ,CONTEUDOS DIVERSIFICADOS. ONDE TODOS OS PROFISSIONAIS  TÊM POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E PRAZEROSAS .DE ACORDO COM OS RECURSOS QUE TEMOS NAS MAÕS .POIS OS MESMOS  VÊM SE ESFORÇANDO PARA TER E TRANSMITIR  O ENSINO DE QUALIDADE E CONFIAAVÉL. PRESTANDO A COMUNIDADE ESCOLAR UM BOM SERVIÇO. COM ATUAÇÃO  E  QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL  DOS PROFISSIONAIS QUE COMPOEM O EDUCANDARIO TEM A MISSAO DE FORMA CIDADAO ETICOS ATUANTES NO MUNDO  .

5.DESCRIÇÃO DA AÇÃO OU METODOLOGIA (PLANO DE AÇÃO) COM MINHA TURMA.



                                                        Plano de ação
GRUPO
TITULO  DO ARTIGO
           AÇÃO
 
CRONOGRAMA


A



 A QUÍMICA E O REPOLHO ROXO
MATERIAIS
06 seis folhas de repolho roxo agua, coador, bacia
filtro de papel( de café)
vinagre,detergente,veja,sabão em pó 04 copos descartáveis(200ml) 01 liquidificador
MÃOS A OBRAS

Lave as folhas do repolho em seguida corta coloque no liquidificador  e com um copo de agua. bate bem. Passe o suco de repolho no coador. tem uma agua roxa, despeje na bacia, abra o filtro de papel e coloque na agua do repolho. espere por 30 minutos e  retire o filtro e coloque pra secarem um varal com cuidado. Quando estiver seco, corte-as em tiras .Pegue os 04 copos descartáveis e coloque um pouquinho de agua nos quatro.no primeiro copo coloque vinagre no segundo sabão em pó, terceiro detergente e no quarto veja uma porção de cada não precisa ser muito. Pegue as quatros tiras do filtro que foi colocadas pra secar enfia cada uma em cada copo e vai obter resultados.
 







APROXIMADAMENTE 1 HORA









 
B








TRAVESSEIRO QUÍMICO






MATERIAIS

01 saquinho  plástico bem fino e frágil de sacolé.01 saco plástico maior do tipo que pode ser aberto ou fechado. ou simplesmente um transparente grande pode amarrar a boca do saco. bicarbonato de sódio. vinagre e barbante pra amarrar a boca dos sacos.

MODO DE FAZER

coloque vinagre no saquinho menor e amarre com o barbante.no saco maior coloque o bicarbonato de sódio e o saquinho contendo  vinagre dentro do maior e amarre. agasalhe em cima da mesa ou no chão.de um tapa bem forte no saco que esta dentro do maior, mas precisa ser forte para estourar o menor que esta com vinagre e veja o que acontece...









10 minutos
C










A FORÇA DO SOM


 MATERIAIS

01 pode de vidro sem tampa, elástico , saco plástico quanto mais fino ,melhor ,açúcar colher assadeira de metal.

MODO DE FAZER

pegue o pedaço de saco plástico e coloque-o tampando a boca do vidro, prendendo -o firmemente com o elástico, deixando bem esticadinho. coloque uma colher de  açúcar e espalhe em cima do plástico. pegue a assadeira de metal e segure-a perto do pote.com a colher, bata na parte de trás tentando fazer um barulho bem alto. o açúcar vai pular sem você ter encostado nele. O plástico vai vibrar por conta da propagação das ondas sonoras a vibração passa de molécula a molécula pelo ar fazendo com que o açúcar se move.














10 minutos
D






 UM PRESENTE DOBRADINHO


 MATERIAIS

01 folha de papel,01 copo com agua,01 canetinha  hidro cor  ,01 tesoura sem ponta 01 régua.

MODO DE FAZER

na folha de papel faça o desenho de uma estrela de cindo pontas .com a canetinha, escreva no centro um pequeno versou frase que expresse carinho pelo amigo ou amiga que você vai presentear. dobre as pontas da estrela para dentro. em seguida coloque a estrela dobradinha dentro do recipiente de agua uma vasilha bem larga e deixe a estrela boiando dentro da agua e entregue para o amigo escolhido e espere por alguns minutos...surpresa!!!!



15|a 20 minutos












E












 ERUPÇAO VULCÂNICA
MATERIAIS
um pouco de bicarbonato sódio, um pouco  de corante vermelho, um pouco de álcool,4 limões e um pouco de agua quente, uma lata de leite ninho  vazia, argila suficiente para cobrir a lata 
MÃOS A OBRA
Pegue a lata abra um buraco no centro da tampa, com a lata tampada cubra a lata com a argila, lembrando que não pode tampar o buraco com argila. Depois deixe secar, já seco coloque todos os ingredientes que foi citado acima. então comece a experiência e ver o que acontece
 











Pra secar a lata de argila dois dias depois de seco coloque todos os ingredientes e o efeito é espontâneo
 





F





 VELA QUE ATRAI ÁGUA
MATERIAIS 
01 prato de plástico descartável,,01 pode de vidro transparente,agua,01 vela fosforo(peça um adulto pra acender)
MÃOS A OBRA
Cole a vela no centro do prato de plástico. Coloque agua no prato para não transbordar. Peça a ajuda de um adulto para acender a vela.. Movimente o recipiente de vidro perto da vela, com a boca virada para baixo para aquecer o ar em seu interior. Faça em pouco minuto. Tampe a vela que ela fica acesa dentro do vidro e veja o que acontece.
 




10 minutos
                               

OBSER.TEVE SORTEIO  NA SALA PARA QUAL GRUPO APRESENTAR PRIMEIRO ......

 6.NORMAS DE SEGURANÇA

*nunca realize  sozinho a experiência ,sem ter uma pessoa adulta ao lado
*é preciso ter sempre a atenção ,nunca cheire ou ingira tais substancias manipuladas.
*durante a realização com a manipulação das substancias químicas use  equipamento de segurança| proteção , luvas toucas e jalecos se possível .
*mantenha sua bancada (mesa) limpa para a próxima apresentação, retirando os equipamentos colocando em seus devidos lugares.
*durante a realização das aulas |oficinas  deve ter acompanhamento continuo do (a) professor(a).
*todos os grupos deverão seguir as orientações fornecidas pela fonte de pesquisa ,iniciando a experiências após a leitura e compreensão de cada item para que a execução  tenha êxito
*o uso de qualquer ferramenta deve ser feita com o máximo  de cuidado .
*faça  treinamento antes da execução ,não arrisque, sua segurança também depende de você!

7.CONTEÚDOS   INTERDISCIPLINAR

7.1CIENCIAS

CONTEUDOS|SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTIFICOS :

      Elaboração de relatórios, planos de trabalho
    Produção de textos científicos de observação e de experimentação
    Utilização da sala  do pátio  para experimentos e descobertas
    Comunicação aos pais e comunidade escolar das experiências e descobertas e ate mesmo da participação. Cuidados com o ambiente em que os materiais estão sendo manipulados e com a própria saúde a falta de preparo e suas consequências

7.2 LINGUA PORTUGUESA
EIXOS TEMATICOS

*compreensão e valorização da cultura escrita receita e tabela
*leitura
*produção da escrita e oralidade
*conteúdos: manuseio de livros e revista e internet para o estudo  a realização da pesquisa.

CONTEÚDOS : leitura ,compreensão e analise
tralhados de diferentes textos literários conteúdos, exploração de imagens e produção titulo autor dos das pesquisa fonte data de publicação divulgação cientifica. reconhecimento dos efeitos produzidos com as misturas de substancias químicas pelo uso intencional de expressões, recursos gráficos visuais .Pesquisa sobre autores científicos titular das experiências. Consideração das condições de produção dos trabalhos usando estratégias esquemas para a produção. Apresentação  exposição dos trabalhos em vos alta clara, simples  e objetiva. Para os ouvintes entenderem.
discussão e reflexão critica sobre os trabalhos apresentados
preenchimento da ficha de avaliação(anexo) organização  e postura apresentar os trabalhos
Resumo reconto oral após a apresentação
Os feitos de misturas de substancia reagentes

7.3GEOGRAFIA
A comercialização de a produção agrícolas e industriais  dos produtos manipulados nas experiências
As técnicas de seguranças| precauções ao manusear os produtos.
7.4 HISTORIA
Como surgiu as experiências e conhecer o inventor autor as experiências e os benefícios propagam para a sociedade

7.5 MATEMATICA

*Sistema de grandezas= tempo ,utilização de instrumentos de medidas quantidade e liquido .leitura ordenação, comparação  e seleção dos  objetos .
Espaço e forma =geometria semelhanças dos fatos artificial com o real, descrição, interpretação e representação no  posição e movimentos os efeitos produzidos  pela misturas de substancias.
 Tratamento da informação=pesquisa de Campo, coletar organizar registrar e ensaios da pre- produção e estudos de cálculos aproximados.
Técnicas e solução de problemas.ao manusear e seguir os procedimentos nos possibilita de utilizar os quatros da operação  divisão, multiplicação, subtração e adição. E fração
7.6 ARTES VISUAIS|TEATRO
Trabalhos artísticos, seleção dos objetos construção e imagens fotografia ,registros elementos utilizados linha retas  forma cores volume filmagem
encenação participação estimulando a aproximação a imaginação criatividade expressão do corpo  a desenvoltura e a concentração
7.8 EDUCAÇÃO FISICA
Execução  de atividades ao ar livre .Promoção de um dia diferente .professores mirim
brincando e aprendendo.



 
                              8.   RESULTADOS ESPERADOS POR PARTE  DO(A)(S):
 
Responsável
 Desenvoltura na comunicação em falar ao público com clareza, firmeza e  postura .Desenvolvimento  no processo da produção  da escrita leitura e interpretação com legitimidade.
Beneficiários/ discentes
Aumento  efetivo das participações em trabalho coletivo. Valorização  e respeitar as diversidades  culturais de   linguagem entre os integrantes e a população escolar.
Comunidade escolar
 aumento da produção ,com a  participação   efetiva de outra turmas e a mobilização dos pais de alunos. Que colaboram com os filhos  na compra de alguns materiais para a execução da experiência .
 
 

9.PRODUTO FINAL :Exposição no pátio  da escola com auditório alunos de outras salas ,professores  ,especialista e a diretora do estabelecimento e  a presença da diretora do ensino fundamental  da rede pública municipal.
10 .AVALIAÇÃO :
*A  avaliação se dá desde o momento da formação de grupos e a escolha dos temas, em que ,todos engajaram com afinco ,procurando  reunir todos os materiais necessários  a realização de um simulado das experiências. Para que no dia da apresentação final não terem  medos  de arriscar . Percebo o entusiasmo de todos na concretização final. Avaliar o desempenho individual , coletivo e a colaboração de todos. Ao encerrar a execução terá o momento deles mesmos avaliarem o desempenho a participação  individual  e dos  grupos e um modo geral .Avaliação pode se da de forma  oral ou por registro.


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
*REVISTAS  “C IENCIAS HOJE DAS CRIANÇAS”  ACERVO DA ESCOLA.
LIVRO (CIÊNCIAS) CONHECER E CRESCER 4º E 5º ANO E 
PESQUISA NA INTERNET(ATIVIDADE EXPERIMENTAL)

GASPAR, A. Experiências de ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Ática,2003


BORGES, R. M. R.; MORAES, R. Como desenvolver a educação em Ciências nas


series iniciais? In: BORGES, R. M. R. ; MORAES, R. (Orgs.). Educação em Ciências


nas Séries Iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. p. 13-27

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Ciências. –

Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

Freitas, Denise; ZANON, Dulcimeire A. Volante: A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem . Acesso em:19 dez. 2013,17:23. < http://www.cdcc.usp.br/maomassa/artigo_dulcimeire_m317150.pdf>
Boff,Leonardo.A Aguia e a Galinha .Uma metáfora da condição humana.48.ed.-Petrópolis,RJ:Vozes,2010.
                                                  

ESCOLA MUNICIPAL COMUNIDADE NOVO BURITIZEIRO

              1º SEMINÁRIO = 08|11|2013

Titulo :CIÊNCIA  NA PRATICA “OFICINA EXPERIMENTAL”

Equipe responsável:PROFESSORA ANDREIA  E 5º ANO  B

E aí?Chegou a hora de avaliar o nosso  trabalho!Argumente-se.

Marque uma  das opções com x.

 
            QUESTÃO
BOM
EXCELENTE
RUIM
NÃO
SIM
1)Você se dedicou para realizar suas funções?
 
 
 
 
 
2)Como  é desenvolver o trabalho em equipe e ter um líder?
 
 
 
 
 
3)Os materiais utilizados foram necessários para a realização  dos trabalhos da sua equipe ?
 
 
 
 
 
4)Como foi pra você, apresentar para o público?
 
 
 
 
 
5)Você e sua equipe fizeram uma boa apresentação?
 
 
 
 
 
6)Se fosse pra fazer um outro, você dedicaria mais ou não?
 
 
 
 
 
7)Como foi pra você ter esse momento,de  um dia  diferente ?
 
 
 
 
 
8)Dê uma nota para   as apresentações de 0 a 10
 
9)Qual delas que lhe chamou mais a sua atenção? Por quê?
_________________________________________________________
 
10)Que  outra sugestão de atividade conteúdo (assunto)   você daria para o próximo seminário?__________________________________
 

Valeu turminha  estão de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!Andreia .

 11.ANEXOS  IMAGENS DO VULCÃO E IMAGENS DAS TIRAS DE PANO QUE FORAM INSERIDAS NO SUCO DO REPOLHO ROXO  PROCEDIMENTO DA SECAGEM E COM A CORES QUE SE OBTEVE AO COLOCAR NO SUCO


 
 NÃO FOI POSSÍVEL INSERIR O VIDEO  DAS FILMAGENS DE TODAS AS ATIVIDADES  QUE FORAM EXECUTADAS...

Um comentário:

  1. olá pessoal, eu Andreia postei esse artigo em prol de retribuir um pouco do meu saber pedagógico praticados em sala de aulas,aplicando a pedagogia renovada.Estou á professora na rede municipal há dez anos. Tenho muitas bagagens de experiências adquiridas. Gosto do que faço. Mas peço desculpas por alguns erros cometidos .Estou aprendendo a postar, estou criando o meu próprio blog, então desde já peço desculpas no decorrer de outras postagens procurarei fazer o melhor. Espero que vocês gostem, e contribuem com suas opinões.bjs.

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