1. TÍTULO DO PROJETO: CIÊNCIA NA PRATICA
“OFICINA EXPERIMENTAL”
2.NOME DA ENTIDADE:ESCOLA MUNICIPAL “COMUNIDADE NOVO BURITIZEIRO
3.COORDENADOR (A) DO
PROJETO:ANDREIA
2.JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho é uma soma de conteúdos que foram aplicados ,explorados no decorrer do ano letivo de 2013 com muito afinco
.Que este promove um dia diferente de exposição feira de ciência abordando temas cientifica ao ar livre no pátio da escola. Com o proposito
de aproximar os estudos científicos baseados nos conteúdos que estão inseridos dentro da proposta matriz curricular do ensino de 5ºano ..Os conteúdos científicos
com as orientações da professora regente, os discentes mesmos possam transformar e conhecer o seu mundo e que tenham prazer de praticar , manusear e de vivenciar bem de perto os fatos da realidade e com a construção elementos da ficção demostrando as habilidades de que são capazes solucionar suas indagações com resoluções de atividades experimentais e ate mesmos os ouvintes da plateia. As explanações transmitem a forma correta de usar os materiais concretos e substancias químicas com a exposição que venham a beneficiar e ampliar ainda mais o conhecimento em si .Propiciando nos educandos as competências de leitura interpretação ordenação e os procedimentos metodológicos de como fazer, argumentação critica ,resolução de problemas ,organização e se adaptando materiais de acordo com o mundo que vive e conclusão das atividades proposta, utilizando diferentes fontes de informações e diferentes formas de registro promovendo interação social entre eles e se responsabilizando e manifestando os seu anseios, curiosidades , imaginações e suas fantasias desfrutando de uma maneira criativa. Em sala de aula concretizo novas abordagens de ensino e aprendizagem inserindo recursos tecnológicos e aplicação de conteúdos de uma maneira prazerosa em que todos participam ativamente e efetivamente para o processo da construção do conhecimento. Sabendo se que , o professor não é o único detentor do conhecimento, assume o papel de professor problematizador, instigador, mobilizador , motivador e além de tudo é humanizador. Dando ênfase a abertura de novos obstáculos que cative os alunos a desenvolver as suas inteligências múltiplas que são visível e invisível que são capazes de realizar as tarefas, tarefas que são administradas de acordo com o nível de aprendizagem .
Faço a colocação de uma metáfora da condição humana .A Aguia e a Galinha de Leonardo Boff"no geral não podemos ser comparada como uma galinha e se como uma aguia Pois o instinto da galinha é sempre ciscar para trás e ser mantida em um cativeiro não ser idealista e que pertence a terra.. A águia é naturalista pois a mesma tem a liberdade de abrir as suas e voar para o infinito e voar para o alto entre as montanhas e o céu. Que nos educadores devemos caminhar por esse lado, deixar que os nossos alunos sejam águia. O ser humano ser um grande IDEALISADOR nunca deixar de ser uma águia estender as asas as imaginações e concretizar- lós e ganhar as alturas enfrentando as barreiras e vence-las ,voar e sonhar alto .Cada individuo podemos transformar sim em um águia pois temos recursos metodológico que a pedagogia inovadora nos oferece .Porque o processo da aprendizagem ela se dá continuo em sala. A experimentação oferece os discentes a oportunidade de vivenciar o processo de investigação cientifica ,que auxilia na compreensão de conceitos básicos, conceitos básicos de acordo com o nível de progressão fatores. Com a promoção do projeto a aula é explanatório seminário de forma lúdica em que todos participam ,levantando suas hipóteses, suas expectativas de resultados positivos ,observando, apreciando as diversas experiências, fazendo acompanhamento dos procedimentos a sequenciação para a execução. Dando a eles a coragem de compartilharem seus conhecimentos sem medo de arriscar de manusear os materiais. oportuniza a eles discutirem mudanças no roteiro do experimento das atividades que elas podem ser adaptadas podendo sofrerem alterações. O importante que os familiares também participam ajudando os seus filhos a executarem as tarefas dando sugestões e colaborando na compra de alguns materiais. Sendo que a maior parte da realização da experiências são feitas com matérias que podem ser reciclados colaborando com o meio ambiente saudável. Segundo o Guia de Ciências PNLD 2010 :
com as orientações da professora regente, os discentes mesmos possam transformar e conhecer o seu mundo e que tenham prazer de praticar , manusear e de vivenciar bem de perto os fatos da realidade e com a construção elementos da ficção demostrando as habilidades de que são capazes solucionar suas indagações com resoluções de atividades experimentais e ate mesmos os ouvintes da plateia. As explanações transmitem a forma correta de usar os materiais concretos e substancias químicas com a exposição que venham a beneficiar e ampliar ainda mais o conhecimento em si .Propiciando nos educandos as competências de leitura interpretação ordenação e os procedimentos metodológicos de como fazer, argumentação critica ,resolução de problemas ,organização e se adaptando materiais de acordo com o mundo que vive e conclusão das atividades proposta, utilizando diferentes fontes de informações e diferentes formas de registro promovendo interação social entre eles e se responsabilizando e manifestando os seu anseios, curiosidades , imaginações e suas fantasias desfrutando de uma maneira criativa. Em sala de aula concretizo novas abordagens de ensino e aprendizagem inserindo recursos tecnológicos e aplicação de conteúdos de uma maneira prazerosa em que todos participam ativamente e efetivamente para o processo da construção do conhecimento. Sabendo se que , o professor não é o único detentor do conhecimento, assume o papel de professor problematizador, instigador, mobilizador , motivador e além de tudo é humanizador. Dando ênfase a abertura de novos obstáculos que cative os alunos a desenvolver as suas inteligências múltiplas que são visível e invisível que são capazes de realizar as tarefas, tarefas que são administradas de acordo com o nível de aprendizagem .
Faço a colocação de uma metáfora da condição humana .A Aguia e a Galinha de Leonardo Boff"no geral não podemos ser comparada como uma galinha e se como uma aguia Pois o instinto da galinha é sempre ciscar para trás e ser mantida em um cativeiro não ser idealista e que pertence a terra.. A águia é naturalista pois a mesma tem a liberdade de abrir as suas e voar para o infinito e voar para o alto entre as montanhas e o céu. Que nos educadores devemos caminhar por esse lado, deixar que os nossos alunos sejam águia. O ser humano ser um grande IDEALISADOR nunca deixar de ser uma águia estender as asas as imaginações e concretizar- lós e ganhar as alturas enfrentando as barreiras e vence-las ,voar e sonhar alto .Cada individuo podemos transformar sim em um águia pois temos recursos metodológico que a pedagogia inovadora nos oferece .Porque o processo da aprendizagem ela se dá continuo em sala. A experimentação oferece os discentes a oportunidade de vivenciar o processo de investigação cientifica ,que auxilia na compreensão de conceitos básicos, conceitos básicos de acordo com o nível de progressão fatores. Com a promoção do projeto a aula é explanatório seminário de forma lúdica em que todos participam ,levantando suas hipóteses, suas expectativas de resultados positivos ,observando, apreciando as diversas experiências, fazendo acompanhamento dos procedimentos a sequenciação para a execução. Dando a eles a coragem de compartilharem seus conhecimentos sem medo de arriscar de manusear os materiais. oportuniza a eles discutirem mudanças no roteiro do experimento das atividades que elas podem ser adaptadas podendo sofrerem alterações. O importante que os familiares também participam ajudando os seus filhos a executarem as tarefas dando sugestões e colaborando na compra de alguns materiais. Sendo que a maior parte da realização da experiências são feitas com matérias que podem ser reciclados colaborando com o meio ambiente saudável. Segundo o Guia de Ciências PNLD 2010 :
A pesquisa
propicia situações, tanto coletivas como individuais, para
observações, questionamentos, formulação
de hipóteses,
experimentação,
análise e registro, estabelecendo um rico processo de
troca entre
professores e alunos com vista a gerar novas indagações. A
educação em
ciências passa, então, a ser empolgante, dinâmica e
estimulante,
permitindo ao aluno explorar, conhecer e transformar seu
mundo. Torna-se
um processo em que sempre há espaço para
atividades
lúdicas. É esse o conceito de ensino de Ciências que se
espera ser
trabalhado no livro didático: ensinar ciências fazendo
Ciência (BRASIL,
2009, p. 8)
Segundo BORGES, por sua vez,
acredita que as atividades práticas são
imprescindíveis para um bom
ensino de Ciências, pois permitem aos alunos vivenciar
uma experiência, de ensaiar, conhecer, avaliar, buscar soluções
para os problemas,
compreender um conceito. Ainda
ressalva que:
[...]
através da experimentação, a criança não apenas adquire
conhecimentos,
mas também habilidades e atitudes, desenvolvendo sua
capacidade
de pensar e agir racionalmente. Mas a experimentação seria
empobrecida
se ficasse restrita à execução de “receitas”, perdendo o caráter de
desafios
a serem solucionados (BORGES, 1998, p.18).
No entanto, Carvalho e
colaboradores (2005)ressaltam
que não basta reunir os alunos e esperar que todos esses eventos ocorram naturalmente.
É necessário planejar as atividades em grupo e observar seu andamento durante
a aula; é importante que o professor discuta previamente as regras de convivência, a
necessidade de respeitar as opiniões do colega e de garantir que todos tenham
participação
na execução do experimento. De fato, ao montar sistemas experimentais, mesmo os mais simples, manipular os materiais empregados nos experimentos, ou eventualmente operarem equipamentos, os alunos aprimoram
múltiplos saberes procedimentais, o que, segundo alguns pesquisadores, é fundamental
para sua formação, especialmente na sociedade atual, cada vez mais cercada pela ciência e tecnologia (GASPAR, 2003).
A experimentação faz parte da vida, na escola ou no cotidiano de todos nós. Então dei a oportunidade dos meus alunos demonstrarem que eles são capazes de executar e colocar em praticas tudo os que eles vivenciaram nos conteúdos da disciplina de ciências e pra eles sentirem que prazeroso fundamentar e resolver quaisquer problemas.
Ressalvo ainda que :
Essas atividades
oportunizadas pelo professor e realizadas pelos alunos têm como objetivo ir
além da observação direta das evidências e da manipulação dos materiais de
laboratórios: devem oferecer condições para que os alunos possam levantar e
testar suas ideias e/ou suposições sobre os fenômenos científicos a que são
expostos. (Freitas; Zanon, 2007, p. 94)
Concluo que as atividades experimentais elas não podem ser restritas a ser realizadas somente em laboratórios ,cabe o professor preparar o ambiente onde deverá ser executadas podendo ser no espaço da sala e no pátio da escolar ,onde as mesmas foram concluídas no pátio escolar. Sendo que houve a participação de toda a comunidade escolar.
Concluo que as atividades experimentais elas não podem ser restritas a ser realizadas somente em laboratórios ,cabe o professor preparar o ambiente onde deverá ser executadas podendo ser no espaço da sala e no pátio da escolar ,onde as mesmas foram concluídas no pátio escolar. Sendo que houve a participação de toda a comunidade escolar.
3. OBJETIVOS
3.1.OBJETIVO GERAL*Pretende –se despertar e instigar o interesse e criatividade dos discentes sobre os assuntos abordados, levando-os a compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento dos trabalhos, valorizando e respeitando-se mutuamente motiva- lós a gostar da disciplina de ciências.
3.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:EXPRESSAR AÇÕES:
*Desenvolver atitude de interesse , motivá-los a gostar da ciência e pelo ensino
*Desenvolver no aluno a
reflexão, construção de ideias, conhecimento de procedimentos e atitudes *Construir, conhecer técnicas
, simular e identificar as principais transformações pelas os materiais do ambiente que passam por reações química que esses agentes da natureza
provocam no ambiente
*Levar as equipes a refletirem sobre a importância de respeitar a construção do seu próprio conhecimento e as dos colegas
*Coletar os materiais necessários para o uso, dando ao aluno a oportunidade para ampliar e aplicar seus conhecimentos seguindo as orientações propostas para as realizações das experiências.
*Incentivar e
diversificar estratégias de atuação com
relação temas abordados em sala e a compreensão
a utilização de praticas
educativas inovadoras*Levar as equipes a refletirem sobre a importância de respeitar a construção do seu próprio conhecimento e as dos colegas
*Coletar os materiais necessários para o uso, dando ao aluno a oportunidade para ampliar e aplicar seus conhecimentos seguindo as orientações propostas para as realizações das experiências.
*Propiciar discussões ao final fazer com eles preenchem questionários de avaliação expondo – se trocas, reflexões , buscas de detalhes e avaliar o momento
TEMPO
ESTIMADO :15 dias
MÊS DE
EXECUSSÃO :Novembro
4:PÚBLICO BENEFICIADO: *(
turma 5º ano do ensino fundamental
4.1.QUANTAS
PESSOAS RESPONSAVEIS?30 voluntários
Exposição para o turno matutino; público de 8 a 14 anos.
4.3.QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS DO PUBLICO ALVO BENEFICIADO ?A CLIENTELA CONSTITUI-SE DE FAIXA ETARIA DE 8 A 14 ANOS.COM NIVEL DE DESEMPENHO DE PROGRESSÃO INTERMEDIARIO E RECOMENDADO , RESPEITANDO OS NIVEIS DE CADA TURMA E DE CADA CRIANÇA.SABENDO SE QUE CADA UMA DELAS TEM O POTENCIAL DE DESENVOLVER SUAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS E ESPECÍFICAS PODENDO SER COMPARTILHADAS SOCIALMENTE AMIGAVEL. OS ALUNOS SÃO DE CLASSE SOCIAL BAIXA ,ALUNOS QUE SÃO FILHOS DE PAIS QUE SÃO TRABALHADORES BRAÇAIS DE BOA FRIA ,E DE ALGUNS PAIS DESEMPREGADOS,APESAR QUE O DESEMPREGO NÃO DEIXA O INDIVIDUO LEVAR IMPLICAÇOES NAS CONDIÇOES DE VIDA DIGNA E SAÚDAVEL DE SER RESPEITADAS E SER VALORIZADAS . MESMO COM O CARISMO E A SIMPATIA E A CARENCIA DE AFETIVAÇÃO .A ESCOLA PROMOVE ESTUDOS ,CONTEUDOS DIVERSIFICADOS. ONDE TODOS OS PROFISSIONAIS TÊM POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E PRAZEROSAS .DE ACORDO COM OS RECURSOS QUE TEMOS NAS MAÕS .POIS OS MESMOS VÊM SE ESFORÇANDO PARA TER E TRANSMITIR O ENSINO DE QUALIDADE E CONFIAAVÉL. PRESTANDO A COMUNIDADE ESCOLAR UM BOM SERVIÇO. COM ATUAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFISSIONAIS QUE COMPOEM O EDUCANDARIO TEM A MISSAO DE FORMA CIDADAO ETICOS ATUANTES NO MUNDO .
5.DESCRIÇÃO
DA AÇÃO OU METODOLOGIA (PLANO DE AÇÃO) COM MINHA TURMA.
Plano de ação
| |||
GRUPO
|
TITULO DO ARTIGO
|
AÇÃO
|
CRONOGRAMA
|
A | Lave as folhas do repolho em seguida corta coloque no liquidificador e com um copo de agua. bate bem. Passe o suco de repolho no coador. tem uma agua roxa, despeje na bacia, abra o filtro de papel e coloque na agua do repolho. espere por 30 minutos e retire o filtro e coloque pra secarem um varal com cuidado. Quando estiver seco, corte-as em tiras .Pegue os 04 copos descartáveis e coloque um pouquinho de agua nos quatro.no primeiro copo coloque vinagre no segundo sabão em pó, terceiro detergente e no quarto veja uma porção de cada não precisa ser muito. Pegue as quatros tiras do filtro que foi colocadas pra secar enfia cada uma em cada copo e vai obter resultados. | APROXIMADAMENTE 1 HORA | |
E | |||
OBSER.TEVE SORTEIO NA SALA PARA QUAL GRUPO APRESENTAR PRIMEIRO ......
6.NORMAS
DE SEGURANÇA
*nunca realize sozinho a experiência ,sem ter uma pessoa adulta ao lado
*é preciso ter sempre a atenção ,nunca cheire ou ingira tais substancias manipuladas.
*durante a realização com a manipulação das substancias químicas use equipamento de segurança| proteção , luvas toucas e jalecos se possível .
*mantenha sua bancada (mesa) limpa para a próxima apresentação, retirando os equipamentos colocando em seus devidos lugares.
*durante a realização das aulas |oficinas deve ter acompanhamento continuo do (a) professor(a).
*todos os grupos deverão seguir as orientações fornecidas pela fonte de pesquisa ,iniciando a experiências após a leitura e compreensão de cada item para que a execução tenha êxito
*o uso de qualquer ferramenta deve ser feita com o máximo de cuidado .
*faça treinamento antes da execução ,não arrisque, sua segurança também depende de você!
*nunca realize sozinho a experiência ,sem ter uma pessoa adulta ao lado
*é preciso ter sempre a atenção ,nunca cheire ou ingira tais substancias manipuladas.
*durante a realização com a manipulação das substancias químicas use equipamento de segurança| proteção , luvas toucas e jalecos se possível .
*mantenha sua bancada (mesa) limpa para a próxima apresentação, retirando os equipamentos colocando em seus devidos lugares.
*durante a realização das aulas |oficinas deve ter acompanhamento continuo do (a) professor(a).
*todos os grupos deverão seguir as orientações fornecidas pela fonte de pesquisa ,iniciando a experiências após a leitura e compreensão de cada item para que a execução tenha êxito
*o uso de qualquer ferramenta deve ser feita com o máximo de cuidado .
*faça treinamento antes da execução ,não arrisque, sua segurança também depende de você!
7.CONTEÚDOS INTERDISCIPLINAR
7.1CIENCIAS
CONTEUDOS|SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTIFICOS :
7.2 LINGUA PORTUGUESA
EIXOS TEMATICOS
*compreensão e valorização da cultura escrita receita e tabela
*leitura
*produção da escrita e oralidade
*conteúdos: manuseio de livros e revista e internet para o estudo a realização da pesquisa.
CONTEÚDOS : leitura ,compreensão e analise
tralhados de diferentes textos literários conteúdos, exploração de imagens e produção titulo autor dos das pesquisa fonte data de publicação divulgação cientifica. reconhecimento dos efeitos produzidos com as misturas de substancias químicas pelo uso intencional de expressões, recursos gráficos visuais .Pesquisa sobre autores científicos titular das experiências. Consideração das condições de produção dos trabalhos usando estratégias esquemas para a produção. Apresentação exposição dos trabalhos em vos alta clara, simples e objetiva. Para os ouvintes entenderem.
discussão e reflexão critica sobre os trabalhos apresentados
preenchimento da ficha de avaliação(anexo) organização e postura apresentar os trabalhos
Resumo reconto oral após a apresentação
Os feitos de misturas de substancia reagentes
7.3GEOGRAFIA
A comercialização de a produção agrícolas e industriais dos produtos manipulados nas experiências
As técnicas de seguranças| precauções ao manusear os produtos.
7.4 HISTORIA
Como surgiu as experiências e conhecer o inventor autor as experiências e os benefícios propagam para a sociedade
7.5 MATEMATICA
*Sistema de grandezas= tempo ,utilização de instrumentos de medidas quantidade e liquido .leitura ordenação, comparação e seleção dos objetos .
Espaço e forma =geometria semelhanças dos fatos artificial com o real, descrição, interpretação e representação no posição e movimentos os efeitos produzidos pela misturas de substancias.
Tratamento da informação=pesquisa de Campo, coletar organizar registrar e ensaios da pre- produção e estudos de cálculos aproximados.
Técnicas e solução de problemas.ao manusear e seguir os procedimentos nos possibilita de utilizar os quatros da operação divisão, multiplicação, subtração e adição. E fração
7.6 ARTES VISUAIS|TEATRO
Trabalhos artísticos, seleção dos objetos construção e imagens fotografia ,registros elementos utilizados linha retas forma cores volume filmagem
encenação participação estimulando a aproximação a imaginação criatividade expressão do corpo a desenvoltura e a concentração
7.8 EDUCAÇÃO FISICA
Execução de atividades ao ar livre .Promoção de um dia diferente .professores mirim
brincando e aprendendo.
CONTEUDOS|SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTIFICOS :
Elaboração de relatórios, planos de trabalho
Produção de textos científicos de observação e de experimentação
Utilização da sala do pátio para experimentos e descobertas
Comunicação aos pais e comunidade escolar das experiências e descobertas e ate mesmo da participação. Cuidados com o ambiente em que os materiais estão sendo manipulados e com a própria saúde a falta de preparo e suas consequências
7.2 LINGUA PORTUGUESA
EIXOS TEMATICOS
*compreensão e valorização da cultura escrita receita e tabela
*leitura
*produção da escrita e oralidade
*conteúdos: manuseio de livros e revista e internet para o estudo a realização da pesquisa.
CONTEÚDOS : leitura ,compreensão e analise
tralhados de diferentes textos literários conteúdos, exploração de imagens e produção titulo autor dos das pesquisa fonte data de publicação divulgação cientifica. reconhecimento dos efeitos produzidos com as misturas de substancias químicas pelo uso intencional de expressões, recursos gráficos visuais .Pesquisa sobre autores científicos titular das experiências. Consideração das condições de produção dos trabalhos usando estratégias esquemas para a produção. Apresentação exposição dos trabalhos em vos alta clara, simples e objetiva. Para os ouvintes entenderem.
discussão e reflexão critica sobre os trabalhos apresentados
preenchimento da ficha de avaliação(anexo) organização e postura apresentar os trabalhos
Resumo reconto oral após a apresentação
Os feitos de misturas de substancia reagentes
7.3GEOGRAFIA
A comercialização de a produção agrícolas e industriais dos produtos manipulados nas experiências
As técnicas de seguranças| precauções ao manusear os produtos.
7.4 HISTORIA
Como surgiu as experiências e conhecer o inventor autor as experiências e os benefícios propagam para a sociedade
7.5 MATEMATICA
*Sistema de grandezas= tempo ,utilização de instrumentos de medidas quantidade e liquido .leitura ordenação, comparação e seleção dos objetos .
Espaço e forma =geometria semelhanças dos fatos artificial com o real, descrição, interpretação e representação no posição e movimentos os efeitos produzidos pela misturas de substancias.
Tratamento da informação=pesquisa de Campo, coletar organizar registrar e ensaios da pre- produção e estudos de cálculos aproximados.
Técnicas e solução de problemas.ao manusear e seguir os procedimentos nos possibilita de utilizar os quatros da operação divisão, multiplicação, subtração e adição. E fração
7.6 ARTES VISUAIS|TEATRO
Trabalhos artísticos, seleção dos objetos construção e imagens fotografia ,registros elementos utilizados linha retas forma cores volume filmagem
encenação participação estimulando a aproximação a imaginação criatividade expressão do corpo a desenvoltura e a concentração
7.8 EDUCAÇÃO FISICA
Execução de atividades ao ar livre .Promoção de um dia diferente .professores mirim
brincando e aprendendo.
8. RESULTADOS
ESPERADOS POR PARTE DO(A)(S):
| |
Responsável
| |
Beneficiários/ discentes
| |
Comunidade escolar
| |
9.PRODUTO FINAL
:Exposição no pátio da escola com auditório alunos de outras salas ,professores ,especialista e a diretora do estabelecimento e a presença da diretora do ensino fundamental da rede pública municipal.
10 .AVALIAÇÃO :*A avaliação se dá desde o momento da formação de grupos e a escolha dos temas, em que ,todos engajaram com afinco ,procurando reunir todos os materiais necessários a realização de um simulado das experiências. Para que no dia da apresentação final não terem medos de arriscar . Percebo o entusiasmo de todos na concretização final. Avaliar o desempenho individual , coletivo e a colaboração de todos. Ao encerrar a execução terá o momento deles mesmos avaliarem o desempenho a participação individual e dos grupos e um modo geral .Avaliação pode se da de forma oral ou por registro.
REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICAS
*REVISTAS “C IENCIAS
HOJE DAS CRIANÇAS” ACERVO DA ESCOLA.LIVRO (CIÊNCIAS) CONHECER E CRESCER 4º E 5º ANO E
PESQUISA NA INTERNET(ATIVIDADE EXPERIMENTAL)
GASPAR, A. Experiências de ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Ática,2003
BORGES, R. M. R.; MORAES, R. Como
desenvolver a educação em Ciências nas
series iniciais? In: BORGES, R. M. R. ; MORAES, R. (Orgs.). Educação em
Ciências
nas Séries Iniciais.
Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. p. 13-27
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Ciências. –
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2009.
Freitas, Denise; ZANON, Dulcimeire A. Volante: A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem . Acesso em:19 dez. 2013,17:23. < http://www.cdcc.usp.br/maomassa/artigo_dulcimeire_m317150.pdf>
Boff,Leonardo.A Aguia e a Galinha .Uma metáfora da condição humana.48.ed.-Petrópolis,RJ:Vozes,2010.
ESCOLA MUNICIPAL COMUNIDADE NOVO BURITIZEIRO
1º SEMINÁRIO = 08|11|2013
Titulo :CIÊNCIA
NA PRATICA “OFICINA EXPERIMENTAL”
Equipe responsável:PROFESSORA ANDREIA E 5º ANO
B
E aí?Chegou a hora de avaliar o nosso trabalho!Argumente-se.
Marque uma das opções
com x.
QUESTÃO
|
BOM
|
EXCELENTE
|
RUIM
|
NÃO
|
SIM
|
1)Você se dedicou para realizar suas funções?
|
|||||
2)Como é desenvolver o
trabalho em equipe e ter um líder?
|
|||||
3)Os materiais utilizados foram necessários para a realização dos trabalhos da sua equipe ?
|
|||||
4)Como foi pra você, apresentar para o público?
|
|||||
5)Você e sua equipe fizeram uma boa apresentação?
|
|||||
6)Se fosse pra fazer um outro, você dedicaria mais ou não?
|
|||||
7)Como foi pra você ter esse momento,de um dia
diferente ?
|
|||||
8)Dê uma nota para as
apresentações de 0 a 10
|
|||||
9)Qual delas que lhe chamou mais a sua atenção? Por quê?
_________________________________________________________
10)Que outra sugestão de
atividade conteúdo (assunto) você daria para o próximo seminário?__________________________________
|
Valeu turminha estão
de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!Andreia .
11.ANEXOS IMAGENS DO VULCÃO E IMAGENS DAS TIRAS DE PANO QUE FORAM INSERIDAS NO SUCO DO REPOLHO ROXO PROCEDIMENTO DA SECAGEM E COM A CORES QUE SE OBTEVE AO COLOCAR NO SUCO
olá pessoal, eu Andreia postei esse artigo em prol de retribuir um pouco do meu saber pedagógico praticados em sala de aulas,aplicando a pedagogia renovada.Estou á professora na rede municipal há dez anos. Tenho muitas bagagens de experiências adquiridas. Gosto do que faço. Mas peço desculpas por alguns erros cometidos .Estou aprendendo a postar, estou criando o meu próprio blog, então desde já peço desculpas no decorrer de outras postagens procurarei fazer o melhor. Espero que vocês gostem, e contribuem com suas opinões.bjs.
ResponderExcluir